Mesmo com o aumento do número de pessoas pedindo ajuda e comida nas ruas das cidades brasileiras, a ONU (Organização das Nações Unidas) para a Alimentação e a Agricultura anunciou, nesta segunda-feira (28), que o Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o resultado reflete a média entre 2022 e 2024, que colocou o paÃs abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.
O Brasil havia retornado ao Mapa da Fome em 2021, como efeito da pandemia, após passar sete anos fora da compilação. Da última vez, o paÃs levou quase 12 anos para conseguir sair da listagem. As informações são da CNN Brasil.
O Mapa da Fome é um Ãndice internacional elaborado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) que aponta os paÃses onde mais de 2,5% da população vive em situação de subalimentação grave, ou seja, sem acesso contÃnuo a uma quantidade mÃnima de alimentos necessária para uma vida saudável.
A principal métrica utilizada nesse monitoramento é a “Prevalência de Subnutrição”, que mede o percentual de pessoas em risco de desnutrição em cada paÃs. Quando esse número ultrapassa o limite de 2,5%, a nação passa a integrar o Mapa da Fome.
Os dados são divulgados anualmente, mas a inclusão ou exclusão de um paÃs do Mapa leva em conta uma média dos últimos três anos, justamente para evitar que variações pontuais, como crises econômicas ou desastres naturais, distorçam os resultados.
0 Comments:
Postar um comentário