O Governo Federal tem um programa específico para implantação de Escolas Cívico-Militares, o Plano Nacional das Escolas Cívico-Militares (PCIM).
Diferentes das escolas militares, as cívico-militares são instituições públicas comuns em que a gestão administrativa e de conduta são responsabilidade de militares ou profissionais da área de segurança, enquanto que a gestão pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação.
Essas instituições se destacam na média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com nota 7 para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, enquanto a média nacional das escolas públicas fica em 4,9 para a mesma etapa de ensino.
Então porque não Buscarmos esse modelo educacional exitoso para nossa Petrolina?
As poucas unidades de escolas cívico-militares que estão
em funcionamento, provam sua eficiência educacional
basta olhar os resultados das unidades já existentes.
Petrolina lidera ranking do (IDEB) em Pernambuco, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
Segundo dados divulgados pelo ministério da educação, nos anos iniciais do ensino fundamental, Petrolina saltou de um índice de 5.8 para 6.2. Já nos anos finais, foi de 4.9 para a nota 5.2. Com esse desempenho, a maior cidade do Sertão pernambucano também supera as notas de Pernambuco (5.5 e 4.8).
Pela primeira vez seis escolas da cidade conseguiram notas acima de 7.0.
Porém, no ranking nacional Petrolina não tem nenhuma escola entre as 100 primeiras, ou seja, precisamos avançar muito nos índices de educação e termos
um modelo de educação que une disciplina com aspectos pedagógicos específicos que é o modelo de escolas Cívico-Militares, e com mais investimentos se comparado com as escolas públicas comuns. Segundo o MEC, o investimento anual para cada escola Cívico-Militar é de 1 milhão.
Sem falar no método baseado na disciplina dos militares, e a segurança dos alunos e professores, já que cada escola conta com militares responsáveis pela segurança.
Aumentar a capacidade de apredizagem com disciplina em uma escola pública é o sonho de todo pai e mãe, que deseja ver seus filhos no caminho certo pra ter uma vida de retidão e progresso profissional.
Petrolina já é reconhecida nacionalmente pela sua fruticultura irrigada, Chegou a hora de sermos reconhecidos também, pelos melhores índices de educação a nível nacional, e vejo que o caminho para alcançarmos esse objetivo, é o Prefeito Miguel Coelho, buscar pra Petrolina, o modelo de escola cívico-militar.
Significaria mais recursos e mais interesse dos alunos em obterem boas notas, interessados em disputar uma vaga numa escola cívico-militar e ser um aluno nota 10 na vida.
Petrolina é a terra dos impossíveis, então sim, é possível uma escola com esse modelo em nossa cidade!
0 Comments:
Postar um comentário