segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Petrolina-PE: Rio São Francisco: Essa troca é injusta!


O Rio São Francisco abençoa Petrolina com água doce e, em troca, Petrolina despeja esgoto no Rio São Francisco.
Não é de hoje que vemos as manchetes dos blogs da região mostrando esse descaso com nosso bem mais precioso, o Rio São Francisco.
Veja algumas manchetes:

“Lixo na orla de Petrolina e despejo de esgoto no Rio São Francisco revolta leitora” (Carlos Britto, 17 de março de 2013)

Governo do Estado é multado em mais de R$ 28 milhões por crime ambiental
“A Penitenciária, Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina (PE), foi autuada por lançar esgoto sem nenhum tipo de tratamento nas águas do Rio São Francisco.” (Cauby Fernandes 6 dezembro 2017)

“Leitor Repórter: denúncia indica que esgoto continua sendo jogado “in natura” no rio São Francisco, na Orla II de Petrolina.” (Edenevaldo Alves 10 de fevereiro de 2019)

As manchetes não mentem, o descaso continua e se assim continuar será que teremos um rio limpo no futuro?
Tenho certeza que não, o descaso com o nosso rio é muito grande e a lista de responsáveis é imensa: A Compesa, indústrias localizadas as margens do rio, estados da BA e de PE, município de Petrolina e Juazeiro e própria população. Todos têm culpa, a partir do momento que deixamos de agir para evitar que esses esgotos caiam em nosso rio sem nenhum tratamento, todos nós somos responsáveis.
Nosso papel como população beneficiária do Velho Chico, é cobrar empenho das autoridades municipais e estaduais, que tomem providências  para preservar o nosso rio, e que de imediato acabem com esses esgotos que estão poluindo ás águas do nosso querido velho chico.

É inaceitável que em pleno 2021, ainda presenciamos este absurdo, Petrolina e Juazeiro são cidades conhecidas internacionalmente por seu potencial na agricultura irrigada, mas que ainda contribui com a destruição do que temos de mais precioso em nossa cidade.
A COMPESA (companhia pernambucana de saneamento), empresa do governo do estado, é a empresa que gerencia o serviço de água e esgoto da cidade e  a maior responsável por este crime contra o meio ambiente. A Agência Reguladora do Município de Petrolina-ARMUPE, já aplicou várias multas por conta da incompetência da COMPESA, infelizmente não adiantou muito, os esgotos sem tratamento continuam a poluir o velo chico.
É importante salientar que, não é só o esgoto sem tratamento que contribui para a poluição do rio, depositar lixo no rio e ao seu redor, também pode causar problemas para sua “sobrevivência”. E nesse caso específico de lixo no rio, a culpa é principalmente do povo, que não zela o nosso rio são Francisco.
A preservação da mata ciliar também tem sua importância na preservação do Rio São Francisco, a falta dela pode causar o assoreamento, ou seja, a diminuição da profundidade do rio, devido a maior presença de muita areia.

Precisamos cobrar de nossos 23 vereadores, do prefeito Miguel coelho e de nosso governador Paulo câmara, que trabalhem incansavelmente para preservar nosso rio, ou nossas próximas gerações, não terão o Velho Chico como nossa fonte de vida.

Por: Carlos Amorim 

0 Comments:

Postar um comentário

Pesquisar este blog