segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Carta aberta: Ex-Padre denuncia “tirania” do Bispo de Petrolina Dom Francisco Canindé

Em carta aberta, o ex-Padre e professor Francisco Lima fez acusações gravíssimas sobre a atuação do Bispo de Petrolina, Dom Francisco Canindé. Segundo Francisco, que disse não querer polemizar e que hoje está afastado do ministério, hoje, na Diocese de Petrolina, “não tem paternidade, é perseguição realmente”.

O artigo foi publicado nas redes sociais e tem como título “Diocese de Petrolina: tirania episcopal e omissão do clero”. A publicação inicia afirmando que “a Diocese de Petrolina, atualmente, vive o momento mais sombrio e tenebroso da sua história eclesial/eclesiástica”.

“Não se trata de meras dificuldades, conflitos e divergências. Sabemos que os momentos de tensão e conflitos fazem parte da vida de qualquer instituição. No entanto, o que acontece na Igreja particular de Petrolina, desde a chegada do atual bispo, Dom Francisco Canindé é algo tenebroso e catastrófico”, diz o texto que pode ser lido na íntegra clicando aqui.

Em entrevista à Rádio Jornal de Petrolina, o ex-Padre disse que “o artigo é simplesmente uma análise da conjuntura atual pelas dificuldades que passa a Diocese de Petrolina com o atual Bispo”.

“É um momento difícil. Os padres, por medo da perseguição, preferiram se calar, se omitir. E eu, como cristão, tomei a iniciativa de fazer essa reflexão. Meu ato não é de desamor pela igreja, é simplesmente denunciar um modo de exercer o poder que não está em acordo com o evangelho. Não tem paternidade, é perseguição realmente. Basta dizer o que pensa em uma reunião que é perseguido”, disse.

Durante a entrevista, o Padre afirmou que em setembro de 2020, após retornar de um mestrado na Espanha, decidiu abandonar o ministério devido a sua preocupação com os “rumos da Diocese de Petrolina”.

Para Francisco, a Diocese passa por dificuldades administrativas e de humanidade. “Isso falta no atual governo Episcopal de Petrolina. Os sacerdotes não têm um trato humano, não são vistos como colaboradores do Bispo. O Bispo que tenha dificuldades administrativas, pode ter colaboradores, agora o Bispo que não pode ser pai, ninguém pode fazer nada por ele”, disse. Via Waldney Passos 

Um comentário:

  1. Que Deus, com a sua infinita misericórdia, tenha piedade de alguém que ousa espalhar tamanhas inverdades como estas.

    Nós sabemos quando estamos do lado certo quando este lado é perseguido, "se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim antes que a vós", "lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir".

    Que Deus continue abençoando Dom Francisco e o seu clero fiel, que tem feito um excelente trabalho na Diocese de Petrolina.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog