Instituições sociais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, já podem se cadastrar no projeto “Reciclagem de Lixo Eletrônico” da Faculdade de Petrolina (Facape). A ação realiza recuperação de equipamentos de informática, como computadores e impressoras para doação em escolas, ONGs e demais iniciativas de cunho social. Os interessados podem realizar o cadastro através de formulário online, disponível clicando aqui.
Ao longo de 11 anos de existência, o projeto, que já recuperou mais de uma tonelada de aparelhos de informática, visa despertar a consciência ambiental para reduzir a quantidade de lixo eletrônico produzido no Vale do São Francisco, através da recuperação desses materiais.
Após o processo de restauração, os equipamentos são doados para unidades de ensino e organizações não governamentais, como a ONG 'Anjos do Sertão', que funciona no Bairro Loteamento Recife e foi contemplada pela segunda vez no projeto de inclusão digital. Depois de receber um computador, a instituição agora conta com uma impressora doada pela projeto.
Além de atender a demanda de instituições carentes com as doações, o professor e coordenador do projeto, Vanderlei Gondim, explica que o projeto serve para conscientizar a população sobre o descarte correto desse tipo de material.
“Nós realizamos campanhas e alertamos a sociedade em relação ao descarte correto desses itens eletrônicos. Já presenciamos diversos equipamentos depositados em ruas e calçadas e eles podem oferecer um sério risco à população e ao meio ambiente”, destaca Vanderlei.
Os dispositivos recebidos, que não podem ser recuperados, são descartados em locais adequados que não prejudiquem o meio ambiente.
As doações de materiais eletrônicos podem ser realizadas presencialmente, no laboratório de recondicionamento de lixo eletrônico que fica na Facape, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
Interessados em realizar doações, que não possam ir até a faculdade, podem agendar dia e horário de busca do equipamento através do número de telefone (87) 3866-3236. G1
0 Comments:
Postar um comentário