segunda-feira, 3 de março de 2025

Senado aprova folga a cada três dias dias de trabalho e institui a escala 4x3

Na véspera do Carnaval, os servidores do Senado Federal receberam uma espécie de "pacote de bondades", concedido pela Mesa Diretora da Casa. Agora, os servidores poderão tirar uma folga a cada três dias trabalhados, o que passou a ser chamado de escala 4x3. A análise do tema é do colunista da BandNews FM Rodrigo Orengo, de Brasília.

O ato normativo acontece em meio ao debate sobre a jornada 6x1 que, segundo Orengo, "não tem nenhuma viabilidade política" dentro do Congresso.

"Dentro do Congresso Nacional isso [fim da escala 6x1] é descartado. Agora, para os servidores do Senado Federal saiu essa espécie de 'pacote de bondades' interno na sexta-feira, véspera de Carnaval ."

A regra de trabalhar três dias para folgar um vale para servidor que tem "função relevante", e também há algumas regras a serem seguidas e mudanças nos cálculos previdenciários.

"Mas, na prática, é isso: trabalha, por exemplo, terça, quarta e quinta e ganha a sexta de folga. Mas o pior dessa história é que, se o servidor quiser vender essa folga, quem paga é o contribuinte", disse Orengo.

Para o analista, o Senado adota uma medida que é "impensável" no setor privado e que foi colocada em prática sem discussões.

Além da escala 4x3, os servidores também ganharam um reajuste de 22% no auxílio-alimentação, que elevou o valor mensal para R$ 1.700. Via: Band Jornalismo 

0 Comments:

Postar um comentário

Pesquisar este blog