quarta-feira, 16 de abril de 2025

Fim da escala 6x1 pode causar perda de até 18 milhões de empregos

Levantamento elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), divulgado nesta quarta-feira (16/4) em evento com empresários em Belo Horizonte, mostra que proposta de fim da escala 6×1 traz um risco de potencial fechamento de até 18 milhões de postos de trabalho no país.

A Fiemg diz que a proposta, que já tramita na Câmara dos Deputados, eleva custos, ameaça competitividade do Brasil e pode agravar informalidade no mercado de trabalho.

De acordo com o levantamento da Fiemg, a redução da jornada sem o correspondente aumento da produtividade pode comprometer até 16% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, com uma queda de até R$ 2,9 trilhões no faturamento dos setores produtivos.

“Antes de discutir a redução da jornada de trabalho, o Brasil precisa enfrentar o seu maior desafio: a baixa produtividade. O trabalhador brasileiro produz, em média, apenas 23% do que um trabalhador dos Estados Unidos”, argumenta o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. Ele completa: “Reduzir o tempo de trabalho sem elevar a produtividade é uma conta que não fecha e coloca em risco milhões de empregos”.

Segundo o estudo, no cenário hipotético analisado — que considera a redução da carga horária contratada para até 40 horas semanais, sem ganhos de produtividade — o país poderá perder até 18 milhões de empregos e ter uma redução de até R$ 480 bilhões na massa salarial.

A análise parte do princípio de que a diminuição das horas de trabalho impacta diretamente a produção e, consequentemente, o número de postos de trabalho disponíveis. Via Metrópoles 

0 Comments:

Postar um comentário

Pesquisar este blog