segunda-feira, 28 de julho de 2025

EUA classificam Cartel de Los Soles como grupo terrorista e apontam Maduro como líder

Os EUA classificaram o Cartel de los Soles, sediado na Venezuela, como um grupo terrorista e disseram que ele é liderado pelo presidente do país sul-americano, Nicolás Maduro.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro anunciou que sancionou o cartel como uma organização terrorista global especialmente designada.

O comunicado do OFAC afirma que o grupo apoia organizações terroristas estrangeiras que ameaçam a paz e a segurança dos Estados Unidos, como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa. 

Por que isso importa

O governo Trump prometeu reprimir o tráfico de drogas, visando em particular as gangues latino-americanas.

Cerca de 250 venezuelanos foram deportados dos EUA para uma prisão em El Salvador depois que o presidente Donald Trump invocou uma lei secular destinada a ser usada em tempos de guerra, devido à "invasão" de supostos membros da gangue Tren de Aragua, citados na declaração do OFAC.

Os homens foram devolvidos em um acordo com os EUA que resultou na libertação de 10 americanos detidos na Venezuela. A decisão sobre o Cartel de los Soles pode aumentar a pressão sobre Caracas e o regime de Maduro, que os EUA consideram ilegítimo, tendo já emitido uma ordem pendente para sua captura.

O que saber

Em um comunicado na sexta-feira, o OFAC disse que sancionou o Cartel de los Soles, que descreveu como um grupo criminoso sediado na Venezuela, liderado por Maduro e outros indivíduos venezuelanos de alto escalão em seu regime.

A declaração disse que o grupo fornece apoio a organizações terroristas estrangeiras que ameaçam a paz e a segurança dos Estados Unidos, nomeadamente o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa - um dos grupos mais poderosos do México que trafica drogas para os EUA.

O comunicado afirma que Tren de Aragua estava envolvido no tráfico ilícito de drogas, contrabando e tráfico de pessoas, extorsão, exploração sexual de mulheres e crianças e lavagem de dinheiro, entre outras atividades criminosas.



Em 20 de fevereiro de 2025, o Departamento de Estado designou o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa como Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs) e Terroristas Globais Especialmente Designados.


Isso ocorreu depois que os EUA restauraram a capacidade da Chevron Corp. de bombear petróleo na Venezuela, revertendo uma decisão anterior quando o governo Trump tentava exercer mais pressão sobre o regime de Maduro.

O que as pessoas estão dizendo

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, em uma declaração: "O Departamento do Tesouro continuará a cumprir a promessa do presidente Trump de colocar a América em primeiro lugar, reprimindo organizações violentas, incluindo o Tren de Aragua, o Cartel de Sinaloa e seus facilitadores, como o Cartel de los Soles."

Senador Rick Scott (R-FL) sobre X: "Os americanos estão mais seguros agora que é mais difícil para essa gangue nojenta aterrorizar nosso país inundando-o com drogas mortais."

O que acontece depois

A decisão do OFAC bloqueará todas as propriedades e interesses vinculados ao Cartel de los Soles e foi bem recebida pelo senador da Flórida, Rick Scott, que postou no X que "os americanos estão mais seguros agora". Isso também pode aumentar a pressão internacional contra Maduro.

Via: Aliados Brasil 

0 Comments:

Postar um comentário

Pesquisar este blog