Uma operação da Polícia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (11), investiga um esquema de fraudes em licitações para fornecimento de alimentos para estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A investigação é conduzida junto com a Controladoria Geral da União. As irregularidades foram descobertas em contratos assinados entre 2021 e 2025. Os valores contratados pelo IFPE com o principal fornecedor passam de R$ 22 milhões no período.
Segundo a PF, foram identificados vícios nos processos licitatórios, com indícios de contrafação de documentos, vínculos entre concorrentes, além de repasses de valores, por parte de um funcionário do fornecedor contratado, para servidores federais envolvidos na execução dos contratos.
O número de pessoas investigadas não foi informado oficialmente.
“Eventuais desvios de valores destinados à alimentação escolar têm impacto direto na garantia de uma alimentação adequada e nutritiva dos estudantes, fundamental para o bem-estar, a permanência e o bom desempenho acadêmico dos alunos. Adicionalmente, irregularidades relacionadas a gêneros alimentícios destinados a atividades acadêmicas comprometem a qualidade do ensino ofertado aos estudantes”, pontuou a Polícia Federal, em nota à imprensa.
0 Comments:
Postar um comentário