domingo, 25 de janeiro de 2026

Ucrânia reporta maior ataque do ano em meio a reunião com Rússia e EUA

CNN Brasil

A Rússia lançou o maior ataque aéreo noturno contra a Ucrânia deste ano, disseram autoridades locais neste sábado (24), horas depois de negociadores de Kiev, Moscou e Washington se reunirem para o primeiro encontro trilateral conhecido desde o início da guerra.

As negociações trilaterais de dois dias entre a Ucrânia, a Rússia e os Estados Unidos, realizadas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foram concluídas, informou a delegação ucraniana.

A agência de notícias estatal russa RIA Novosti também informou que as negociações foram concluídas neste sábado (24), com um correspondente afirmando que a delegação russa havia retornado ao hotel.

Ainda não se sabe se houve algum progresso nas últimas negociações.

Entre as duas rodadas de negociações, ataques com mísseis e drones atingiram a capital ucraniana, segundo a força aérea do país, que acionou as defesas aéreas. Jornalistas da CNN em Kiev relataram ter ouvido explosões.

Pelo menos uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas pelos impactos, segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko. Ele acrescentou que a queda de destroços causou incêndios e danos a prédios, deixando quase 6.000 blocos de apartamentos sem aquecimento e outras partes da cidade sem abastecimento de água.

Na manhã de sábado, horário local, a temperatura em Kiev era de -12°C.

Ataques em Kharviv

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, no nordeste do país, também foi alvo de ataques – uma maternidade e um dormitório para deslocados internos foram danificados, segundo o prefeito Ihor Terekhov. Pelo menos 19 pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança.

No total, a Rússia lançou mais de 370 drones e 21 mísseis durante a noite, tendo como outros alvos as cidades Sumy e Chernihiv, afirmou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

0 Comments:

Postar um comentário

Pesquisar este blog