terça-feira, 13 de setembro de 2022

Moradores de Exu protestam e dizem que estão há 40 dias sem água nas torneiras


 Moradores de Exu, no Sertão de Pernambuco, alegam que estão há mais de 40 dias sem ter abastecimento de água. Na última segunda-feira (12), um grupo realizou uma manifestação cobrando da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a solução do problema. O ato contou com a presença de moradores do bairro Valdir Parente e Centro.

Segundo os moradores, mesmo pagando as contas em dia, o abastecimento de água nas casas é precário. “Vivemos pagando uma conta de um serviço que não temos e ainda temos que comprar pipas de água, pois não temos como ficar sem esse líquido precioso e indispensável”, disse a moradora Maria Creuza de Sousa Peixoto.


Eles disseram que já procuraram a Compesa diversas vezes para tentar resolver a situação, mas nenhuma solução foi apresentada. Além do Centro e do Valdir Parente, os manifestantes dizem que o problema de abastecimento afeta vários bairros da cidade.


Em nota, a Compesa informou que “o calendário de abastecimento da cidade de Exu, atualmente, é de dois dias com água e 20 dias sem. Porém, no último mês, devido ao serviço de instalação de um terceiro conjunto motobomba na cidade de Orocó, cujo objetivo é incrementar em 50 litros por segundo a vazão de distribuição para os municípios de Parnamirim, Santa Maria da Boa Vista, Ouricuri, Bodocó, Exu, Moreilândia, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade, Ipubi, Granito e Araripina, houve uma redução na vazão de distribuição para esses municípios, durante o período da instalação do equipamento”. 


Ainda segundo a Compesa, “o serviço foi concluído na quarta-feira (7) e o abastecimento foi iniciado em algumas áreas da cidade. Porém, na sexta- feira (9) e no domingo (11), foram identificados vazamentos na adutora do Sistema Integrado Luiz Gonzaga e o abastecimento precisou ser suspenso para a realização dos reparos. As intervenções  foram finalizadas ontem e o abastecimento está sendo retomado de maneira gradativa, com previsão de normalização nos próximos dias”.


A Compesa finalizou a nota orientando aos moradores que não receberam água nos últimos 30 dias a procurarem a loja de atendimento que fica localizada na Rua João Moreira s/n, Centro para realizar o cancelamento da fatura.



0 Comments:

Postar um comentário

Pesquisar este blog