A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina realizou, no último final de semana, uma ação de fiscalização nas feiras livres do município. Durante a inspeção na Cohab Massangano (zona oeste), os fiscais apreenderam cerca de 100 quilos de carne de caprinos e ovinos que estavam sendo comercializadas sem registro de abate e sem a devida certificação sanitária para consumo humano.
Além da apreensão, a equipe também orientou os comerciantes sobre boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), procedência dos produtos, descarte adequado de resíduos e correta utilização de embalagens. A fiscalização também atendeu denúncias de abate clandestino no Pedro Raimundo (zona oeste), mas o espaço indicado estava fechado no momento da vistoria.
Outra denúncia envolveu a presença de animais de grande porte no Pedra Linda (zona norte). Porém, ao chegar ao local, os fiscais não encontraram os animais. De acordo com o Código Sanitário Municipal, em casos de descumprimento podem ser aplicadas advertências e multas que variam entre R$ 200 e R$ 600. A presença de animais soltos nas vias urbanas representa risco à segurança de pedestres e motoristas, além de favorecer a transmissão de doenças como leptospirose e febre aftosa.
O trabalho de fiscalização continuará a se expandir para outras áreas da cidade. A população pode denunciar por meio do WhatsApp da Ouvidoria, no número (87) 9 8844-2540. Via: Carlos Britto
0 Comments:
Postar um comentário